O movimento da integração surgiu na década de 60, direcionado para as pessoas com deficiência, estes para participarem do sistema educacional, deveriam adaptar-se às exigências da escola. Já a inclusão se propõe a trabalhar com a diversidade, todos da comunidade no mesmo espaço, incluídos na apropriação e construção do conhecimento. Visualizando a diversidade não como um problema, mas como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e educacional para todos.
Preocupados com estes temas e suas práticas direcionamos uma atividade de pesquisa para um grupo de alunos e constatamos através das respostas de 23 professores que: 21% dos entrevistados acham que a inclusão não existe, 13% dizem que ela existe, porém é uma tentativa, falha, lenta que está se elaborando, sua ação está mais para integração, etc., e 26% dos entrevistados concluem que para que a inclusão aconteça primeiro os professores necessitam de capacitação.
Constatamos então que a inclusão ainda é um desafio para todos, mas que também é um processo e como tal necessita de tempo e condições para se estruturar adequadamente.
Já podemos contar com uma Lei Educacional que propõe e viabiliza novas alternativas para melhoria do ensino nas escolas, de se tornarem inclusivas, abertas a todos os alunos. O que não existe em geral é profissionais preparados para essa inclusão. Porém não devemos esperar por governantes para conseguir essa qualificação , apenas devemos ser auto didático.
ResponderExcluirQuando falamos sobre inclusão, devemos inicialmente lembrar que toda criança pode aprender e para isso é necessária uma metodologia que atenda as necessidades de cada criança respeitando sempre as diferenças.
ResponderExcluirDe fato a inclusão é um desafio para a a sociedade mais que aos poucos está sendo discutida, colocada como algo que precisa ser modificado,trabalhado tanto dentro das escolas onde muitas não estão preparadas para receber seus alunos com algumas necessidades especiais, mas que se unirmos em prol deste tema podemos aos poucos mudarmos este quadro.Portanto creio que mesmo diante das dificuldades poderemos viver numa sociedade sem diferenças e respeitando cada ser .
ResponderExcluirO que se percebe é que muitas escolas,professores não estão preparados para receberem alunos com necessidades especias é preciso portanto alertar, debater e fazer valer os direitos.
ResponderExcluir- Embora o termo inclusão tenha sua origem na palavra integração, ela não é somente uma questão de colocar alguém em um grupo junto com outras pessoas. Inclusão é receber alguém e fazer deste alguém parte importante de tudo aquilo que ocorre no dia a dia da sociedade. Ainda estamos aprendendo como é que a sociedade poderá proporcionar um ambiente menos restritivo possível para as pessoas portadoras de deficiências e, ao mesmo tempo, manter os seus níveis instrucionais. Porém, temos a certeza que esta filosofia cria sociedades em que todos se sentem incluídos. É um processo excitante com benefícios generalizados. As pessoas nunca buscam entender o que se passa, por exemplo, com uma pessoa com Síndrome de Down e traz para elas preconceitos, fazendo com que essas pessoas se sintam incapazes e excluídas da sociedade em que vivem. Eles sabem brincar, sabem andar, sabem conversar, sabem se divertir e amar. Todas as pessoas são e devem ser tratadas sem preconceito, pois todos fazem parte da mesma sociedade ou de um grupo onde as diferenças pessoais são uma realidade e não devem ser estigmatizadas pelo que são devendo ser tratadas de forma “normal”. O importante para qualquer pessoa ,seja esta qual for, é ter um tempo livre onde possa usufruir momentos de lazer, que certamente trarão mais benefícios e mais diversão para elas. Todos os cidadãos têm direito ao lazer, ao trabalho (que dignifica), a se divertir e a compartilhar momentos de vivência e emoções uns junto com os outros, deixando de lado a diferença e o preconceito que é grande e, infelizmente tão evidente em nossos dias.O seu trabalho é importante por ser mais um braço a trabalhar para esse objetivo, não só para os Downianos (alguns não aceitam esse termo)mas também para todos os excluidos.
ResponderExcluirAinda estamos longe do que seria realmente o ideal para dizermos que estamos fazendo a "inclusão". Mas, se faz necessário concordar que estamos numa constante luta para que estes ideais sejam alcançados. A luta é longa,mas não podemos desanimar diante dos obstáculos.É bem verdade,que nós enquanto professores ou psicopedagogos, devemos buscar qualificação para lidar com essa diversidade da realidade que nos cerca, mas não podemos tirar dos nossos líderes a responsabilidade de investir nos seus educadores e profissionais da área da educação. E se, cada um acreditar, reivindicar e fazer a sua parte, juntos poderemos, criar uma educação mais igualitária e inclusiva de verdade.
ResponderExcluirOberservando o resultado da pesquisa percebemos o quanto estamos caminhando a passos lentos com relação a "inclusão" em nossa sociedade,e em nossas escolas.Infelizmente não existe ainda grandes projetos que viabilizem aos educadores ferramentas para que possam contribuir de forma significativa nesse processo... que antes de tudo começa dentro de cada um de nós.
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