quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Reflexões sobre uma qualificação

Olhares, imagens, ideias, percepções, comunicações contribuem para a construção da subjetividade das pessoas. Essas pessoas em interação com as outros sujeitos, na cultura em que estão inseridos geram de uma forma dinâmica, as representações sociais na sociedade. E estas são responsáveis por comportamentos e atitudes dos indivíduos da coletividade, modela o comportamento, como salienta Moscovici (2004) do ser pensante que modifica e é modificado por fatores externos.
A história de vida de cada um, um professor, um orientador, um pesquisador estará sempre presente no seu dia a dia, assim como representado nas suas opiniões construídas sobre um determinado objeto social. Na ação este ser pensante encontra-se como afetivo, social, emocional, racional, consciente, inconsciente e estes fatores como participativos na relação com o outro, professor-aluno, terapeuta-cliente, médico-paciente, orientador-orientando etc.
Então num dado momento localiza-se subsídios para uma pesquisa, para uma reflexão, para uma investigação das produções representativas dessa relação, as vezes negativas, de exclusão, de eliminação e até desapropriação de saberes construídos ao longo de uma vida.
Um momento vivido, sobrevivido, refletido e esquecido.... foi apenas uma representação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário